As Escolas Associadas da UNESCO, dentro de seu princípio maior, que se constitui na construção de uma Cultura de Paz entre os povos, historicamente vêm balizando o currículo das Instituições de Ensino associadas com temas transversais em torno de importantes abordagens, advindas das definições da Organização das Nações Unidas – ONU, através dos chamados Anos Internacionais.
Desta forma, em todas as Escolas Associadas à UNESCO, considera-se compromisso prioritário com a Educação de Qualidade o trabalho dentro da temática do Ano Internacional em pauta.
Através desta prática as Escolas Associadas à UNESCO contribuem para reforçar os fins, os princípios e os propósitos da UNESCO para a concretização da qualidade educativa e para o cultivo dos valores éticos.
A grande contribuição curricular que os temas dos Anos Internacionais têm propiciado às Escolas versa sobre:
- A Educação para o Desenvolvimento Sustentável
- A Paz e os Direitos Humanos, a Democracia e a Tolerância
- A Diversidade Cultural
e o dialogo intercultural
- O Patrimônio Mundial e a Criatividade
- As preocupações mundiais e o papel do Sistema das Nações Unidas.
Anos Internacionais celebrados de 1957 a 2016
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